17 de outubro de 2011

Memória Visual e Musical

O que hoje vivenciamos será história amanhã. E nada melhor que o tempo para perpetuar as experiências. Neste contexto, a história de forma geral, é muito importante para o mundo da moda.

Com base na história é possível ter grandes fontes de inspiração. A história serve de referência para criações, parte dela pode ser utilizado em estampas, em formas para as peças, influenciar na escolha dos tecidos e ainda sugerir temas para coleções. Tanto no mundo da moda como em qualquer outra área a história é útil. Tais produtos depois se transformarão em história, pois de certa forma contribuirão para desenvolvimento de uma região e um período da época.

A atual exposição no Museu de Araranguá, intitulada 'Memória Visual e Musical' poderá ser utilizada na área da moda de várias formas. Os equipamentos antigos podem servir de elementos para compor vitrines, inspirar coleções e montagem de looks, as imagens serem utilziados em estampas, etc. O prédio do museu pode servir também como cenário de sessões de foto.

Memória Visual e Musical


Imagem Ilustrada: Cartaz da exposição do Museu de Araranguá. Tem fundo preto e imagens de um retroprojetor de filmes antigo, um violino e uma caixa de fotografia antiga. Acima das figuras, há o nome da exposição Memória Visual e Musical: Registro de um tempo

Fotografia, cinema e música são as temáticas da atual exposição do Museu de Araranguá. O lançamento ocorreu em junho deste ano.

A amostra com o tema “Memória Visual e Musical: Registro de um tempo” se destaca das demais realizadas no museu pela quantidade de peças.

Conforme o coordenador do arquivo histórico do museu, Daniel Vieira, objetos fotográficos como máquinas, caixas de revelação, filmes, além de fotografias tiradas em Araranguá até os anos 80 estão em exposição.

Imagem Ilustrada: aparelhos de retroprojetor de filmes utulizados nos antigos cinemas de Araranguá


Imagem Ilustrada: fotos antigas expostas junto com filmes e um aparelho que ampliava as fotos sobre uma bancada branca

Sobre a temática cinema, há amostra de peças do Cine Roxy, como cadeiras, arandelas (luminárias), baleiro, porta pôster, todas originais. Além disso, tem um ambiente onde serão expostas imagens da última sessão do Cine Roxy. “Relatos dos outros dois cinemas da cidade, o Morro dos Conventos e Cine Gloria, este que foi o primeiro de Araranguá na década de 50 e ficava localizado na avenida Coronel João Fernandes também estão expostos”, revela Daniel.

Imagem Ilustrada: na foto aparecem um móvel antigo em formato de onda utilizado como baleiro no Cine Roxy, ao fundo a imagem de um homem que trabalhou no cinema na época como zelador. Nas paredes deste cenário, duas lamparinas, uma amarela e outra verde, originais do cinema. E ainda uma mulher que observa o móvel

Já em relação ao tema música, diversos instrumentos estão expostos, além de painel com fotos de artistas de Araranguá que fizeram música até os anos 80.

Imagem Ilustrada: foto onde aparece duas pessoas observando um painel com diversas fotos de cantores e artistas que fizeram música nas décadas passadas e abaixo deste painel um toca disco de vinil antigo 

O museu está aberto diariamente das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.


Exposições anteriores

Esta será a terceira exposição do Museu Histórico de Araranguá. A mostra inaugural foi “Os Encantos do Distrito de Hercílio Luz”. Já a última exposição foi “A Freguesia: História em imagens e sons”.


Saiba mais

O Museu Histórico de Araranguá, localizado no térreo da Casa da Cultura, foi inaugurado em agosto de 2009. O museu é temático, ou seja, a cada período um novo tema é exposto.

Imagem Ilustrada: o funcionário do museu aparece explanando sobre as peças expostas no Museu de Araranguá. Ele aparece ao fundo e em primeiro plano a imagem de várias pessoas que ouvem o que ele fala

O projeto do museu originou-se do trabalho acadêmico de Micheline Rocha e a montagem teve o acompanhamento do museólogo Idemar Guizzo, de Orleans. Ele foi responsável pela parte técnica como disposição dos móveis, iluminação, cores, objetos, piso, entre outras orientações.








Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de saber onde e como conseguir uma foto da fachada do antigo Bradesco ( em 1975) ano em que trabalhei nele! Gostaria de ter uma recordação !

Antonio Alves Rodrigues
e-mail toninhomaio57@gmail.com

Tubarão-SC