11 de agosto de 2011

Descobrindo fontes de inspiração

Imagem Ilustrada: capa do livro Fashion Illustrator, de Bethan Morris, com fundo branco com o desenho de um rosto feminino com cabelo curto e pintado na cor azul e batom vermelho. Completam o cenário da capa, figuras de borboletas vazadas e com contorno em preto.   

É comum a qualquer pessoa, artista ou não, ter dúvidas por onde começar a produzir, criar ou desenvolver.

Mas onde buscar inspiração? Bethan Morris, em Fashion illustrator, cita o estilista britânico Sir Paul Smith que diz: “Você pode encontrar inspiração em todas as coisas...e, se não conseguir, é porque não está olhando da maneira certa, portanto, olhe novamente”.

Conforme o autor, inspiração está em toda parte: em peças comuns da casa, situações do dia a dia, fotografias, jeito de agir das pessoas, etc.

Poucas ideias são novas, porém elas podem ter uma nova cara a partir das nossas adaptações. Morris dá a dica: ter sempre um caderno para anotações e máquinas fotográficas para fazer registros.  Além é claro, de estar ligado no que acontece no mundo, assistir telejornais, programas na tv, ler jornais e livros, ouvir música, assistir peças de teatro, apreciar exposições, visitar museus...

Outra sugestão do autor é viajar, conhecer novos locais que possam ser ricas fontes de inspiração.

Na prática

Coleção de itens inspiradores: coisas que hoje não parecer interessantes, podem servir como grande fonte de inspiração no futuro, vale a pena guardar embalagens, recortes de revistas, etc. Livros mesmo sem ser da área também podem ser fontes de inspiração, assim como revistas antigas.

Pesquisa de temas: a frente de uma folha em branco, antes de usar a imaginação, é preciso ter alguns conhecimentos como base. Uma alternativa é escolher um tema para pesquisar. O autor sugere listar diversas palavras relacionadas ao tema para servir de inspiração.

Caderno de esboço: bloco onde as ideias são anotadas, amostras de tecidos, embalagens e papeis são guardados, roupas são esboçadas, enfim, registrar tudo o que há de interessante podem gerar inspirações no futuro.
 
Imagem Ilustrada: foto de uma estante da biblioteca do IF-SC, onde aparecem vários livros da seção de moda

 
Fonte bibliográfica
 
MORRIS, Bethan. Fashion illustrator: manual do ilustrador de moda. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2009.

OBS: Texto produzido a partir de uma pesquisa na biblioteca do IF-SC, na disciplina de Pesquisa de Moda II

Nenhum comentário: